Grupo Baita Chão: Levando a Cultura Gaúcha e a Palavra de Deus aos Corações



Quando a música gaúcha se funde com a espiritualidade, nasce uma experiência emocionante e autêntica que toca os corações de muitos. No pitoresco município de Itaqui, encontramos o palco para essa emocionante fusão no Grupo Baita Chão.

Fundado por um visionário apaixonado, Evandro Santos, o Grupo Baita Chão tem suas raízes profundas no coração do campo gaúcho. Criado nas cercanias do trabalho de campo e agricultura, ao lado de seu amado pai, Vicente Fagundes dos Santos, Evandro desenvolveu um profundo amor pela cultura e pela música gaúcha.

No entanto, sua jornada não se limitou apenas às planícies rurais. Sua mãe, Maria Marques, o introduziu na fé cristã desde tenra idade, onde encontrou cura e nutriu sua espiritualidade. Uma combinação única de influências culturais e religiosas estava se formando em seu coração.

Embora Evandro tenha crescido na igreja, seu sonho de ser músico e cantor nunca o abandonou. Ele ansiava por integrar a música em sua vida de uma maneira que transcendesse o comum. Ao longo dos anos, ele explorou diversas bandas em sua cidade natal, Itaqui, e em toda a região sul do Brasil.

Mas a vida reservava algo maior. Em setembro de 2019, uma revelação divina pelo Espírito Santo deu à luz o Grupo Baita Chão.

A visão do Grupo Baita Chão é clara e apaixonante: levar uma mensagem transformadora, espalhar a alegria e estender a mão para aqueles que mais precisam. Evandro acredita que a música gaúcha pode ser uma ponte poderosa para compartilhar o Evangelho e impactar vidas de maneira significativa.

O nome "Baita Chão" carrega uma dupla mensagem emocionante. "Baita," na linguagem gaúcha, significa "muito grande, imenso, grandioso". Enquanto "Chão" representa o solo que pisamos, a terra que nutre nossa existência. A combinação destas palavras reflete a crença de que, de acordo com a Bíblia, a Nova Jerusalém é um lugar onde todos são bem-vindos. Além disso, é uma homenagem calorosa à cidade natal de seu pai, Alegrete, conhecida carinhosamente como "Baita Chão" pelos alegretenses.

Desde sua criação, o Grupo Baita Chão tem vivido um tempo de bênçãos e sucesso, à medida que levam sua mensagem divina no autêntico estilo gaúcho. Em 2023, marcaram seu lugar na história da música com o lançamento de sua primeira faixa gravada.

Os talentosos membros do Grupo Baita Chão são: Evandro (baixo - diretor), Thalles (gaita), Renato (guitarra), Renan (vocalista), Joás (Baterista) e Erik ferrera (técnico e percussão). Todos desempenham papéis fundamentais na criação da música e na realização da missão de compartilhar a palavra de Deus através da rica cultura gaúcha.

O Grupo Baita Chão não é apenas uma banda; é a materialização do sonho de Evandro de unir sua paixão pela música gaúcha com sua fé inabalável em Deus. Com suas canções e mensagens envolventes, eles continuam a tocar os corações daqueles que têm a sorte de ouvi-los, lembrando a todos que a fé e a cultura podem se harmonizar, criando uma experiência única e emocionante para todos os amantes da música gaúcha e da mensagem cristã.